22 de fevereiro de 2009

!? Como Surgiu a Internet !?

http://blogdocuca.files.wordpress.com/2008/12/internet.jpgA Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo que permite o acesso a informações e todo tipo de Protocolor da internettransferência de rede. A Internet é a principal das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. De acordo com dados de março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial (em torno de 1,1 bilhão de pessoas).

http://www.etutors-portal.net/homepage_components/homepage_components/resources/internet.jpgPara entender o conceito de Internet, a rede mundial de computadores, deve-se regressar às décadas de 1960 e 1970 para compreender como ela se tornou um dos meios de comunicação mais populares. Tudo surgiu no período em que a guerra fria pairava no ar entre as duas maiores potências da época, os Estados Unidos e a ex-União Soviética.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTFn5myRsRAw394SlNu4RDX6yiD5P3RnKuhll7UBgU23Xlsrq6F0s2mFQQAzKhtwI-Bugh4MhjzXWYKNE8BYDQGylSuksHzUldPD8p890A78h8V8nIV58oAV4lo8HxQ71jYcxJldBcXZKE/s400/internet-explorer.pngO governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Chamada de ARPANETO sucesso do sistema criado pela ARPANET foi tanto que as redes agora também eram voltadas para a área de pesquisas científicas das universidades. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela. Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares.

http://www.blogoteca.com/upload/bit/arti/382-6612-a-19.-%20Internet.jpgO desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também seus alunos e os alunos de seus amigos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los. Houve uma época nos Estados Unidos em que sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los.A mesma lógica se deu com a Internet. Jovens da contracultura, ideologicamente engajados ou não em uma utopia de difusão da informação, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida.

http://www.ultimatelive.com.br/wp-content/uploads/2008/12/internet_explorer.jpgA tal ponto que o sociólogo espanhol e estudioso da rede, Manuel Castells, afirmou em seu livro "A Galáxia da Internet" (2003) que "A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural". Um esquema técnico denominado Protocolor da Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse caminhado de uma rede para outra.

http://www.eidh.pt/crebi/Imagens/acceso_internet590.jpgTodas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra ópitica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.

http://www.ipcg.org.br/ipcg/i_wp/internet.jpg

Postado por Linneker

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores