Reprodução
Gisele Bündchen e Jesus Luz
Nada melhor para massagear o ego do brasileiro do que saber-se (bem) comentado no exterior. Esta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, segundo a conceituada revista “Times”, o político mais influente do mundo, na atualidade. Bom para ele, melhor para o povo, que se vê representado lá fora, mas, desta vez, não só pelas nossas belas paisagens, pelo derrière das nossas morenas ou nem mesmo – infelizmente - pelo índice alarmante de violência do país.
Neste mesmo dia, correu outra notícia para deixar até o menos patriota lisonjeado: Walter Salles, diretor de sucessos como “Central do Brasil” e “Linha de Passe”, foi homenageado durante o San Francisco Film Festival, no Estados Unidos. Pelo conjunto de sua obra, o cineasta recebeu o Director’s Award, prêmio que já foi concedido a diretores como Akira Kurosawa, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e Gus Van Sant.
Embalada pelo sucesso dos brazucas no exterior, a equipe do TE CONTEI separou uma lista com os brasileiros de maior reconhecimento fora do país. Confira!
Um dos nossos maiores produtos de exportação sempre foi a música. Prova disto é o estrondoso sucesso que o Rei Roberto Carlos faz, por exemplo, no EUA. As idas do cantor ao país são tão frequentes que até mesmo na triste noite do falecimento de sua mãe, Lady Laura, o Rei estava em turnê pela terra do Tio Sam. Ao público cativo, o cantor explicou a situação que estava atravessando e recebeu todo o carinho da plateia.
Migrando entre diferentes polos, desde Vinicius de Moraes e Tom Jobim, precursores da Bossa Nova, passando pela excêntrica Loalwa Bráz, ex-vocalista do grupo de lambada Kaoma, até chegar ao eterno pagodeiro Alexandre Pires, a música brasileira, em toda sua diversidade, continua influente e inspiradora ao redor do planeta.
Não menos importante do que a música, está o esporte. Mais precisamente o futebol. Hoje, o Brasil é a única seleção penta-campeã do mundo e tal feito deve-se, certamente, ao talento de nomes como Pelé, Ronaldo, Robinho, Cacá, entre tantos outros. Mesmo que dividindo o título de “Lenda do Futebol” com o argentino Maradona e o francês Zidane, o Rei Pelé foi convidado a estrelar a nova campanha publicitária da marca de luxo francesa Louis Vuitton. No vídeo, gravado na semana passada, em uma cafeteria de Madri, na Espanha, o trio se enfrenta em uma partida amistosa de totó. E, mesmo que não esteja mais entre nós, não podemos deixar de citar o grande feito de Ayrton Senna, considerado, recentemente, 16 anos depois de sua morte, o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos.
Em uma atuação mais recente no mercado internacional, os brasileiros têm se destacado também no mundo da moda. Berço de mulheres que parecem ter sido esculpidas à mão e de homens privilegiados por natureza, o Brasil anda muito bem representado por nomes como Gisele Bündchen (a única a ser considerada uma 'übermodel'), Alessandra Ambrósio (grande estrela da grife Victoria's Secret) e, mais recentemente, por Jesus Luz, que, de quebra, ainda embalou um relacionamento sério com a diva do pop Madonna.
A admiração que os estrangeiros têm pelos brasileiros é tão notória que, até mesmo no cinema, meio em que supostamente deveria existir um barreira linguística, fazemos sucesso. Nomes como Rodrigo Santoro, Sônia Braga e sua sobrinha, Alice Braga, Débora Nascimento e Gisele Itié conquistaram a maior indústria cinematográfica do mundo, Hollywood, atuando em longas como “300”, “A Lenda” e “Os Mercenários”.
Talvez pela beleza e pelo carisma, mas, sobretudo, pelo talento - somado ao quê de exótico que tem a mistura de raças -, o reconhecimento de nosso povo no exterior segue em alta. O que, certamente, deixa todo e qualquer brasileiro muito feliz. Avante, Brasil!
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado! E comente a vontade!!!!