3 de abril de 2010

No Mundo Animal: Papagaios:

http://1.bp.blogspot.com/_Zn6n-SGxWPQ/SwLVp8y1euI/AAAAAAAAAXA/3u4Lr7zaUXk/s1600/papagaios.jpg 
O papagaio (também conhecido como louro)é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae; vivem cerca de 100 anos e tem apenas 3 filhotes durante sua vida. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana. A família Psittacidae inclui também as araras, piriquitos e maracanãs, jandaias, piriquitões e apuins.
.http://2.bp.blogspot.com/_JQmQgAepGgk/SYmZ2gSs8bI/AAAAAAAABy4/cSQMgYeqrmc/s400/papagaios2.JPG 
Papagaio-verdadeiro, também conhecido pelos nomes de acamatanga, papagaio-baiano, acumatanga, ageru, ajuruetê, ajurujurá, camatanga, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-grego e trombeteiro (Amazona aestiva), é uma ave da família Psittacidae.

Descrição

O Papagaio-verdadeiro é principalmente um papagaio verde com cerca de 38 cm (15 pol) de comprimento e pesa cerca de 400 gramas. Tem penas azuis na testa, acima do bico e amarelo na cara e coroa. Distribuição do azul e amarelo varia muito. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea, onde se destaca um fino anel externo vermelho, os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto. É uma das espécies mais belas e inteligentes de aves do planeta e sua expectativa de vida é de 80 anos. Os papagaios-verdadeiros também costumam repetir o que ouvem de seus donos

Estado

A situação desta espécie é avaliada como preocupante pela BirdLife International. No entanto, ao mesmo tempo que continua a ser comum em toda uma parte significativa da sua escala, não há evidência de um declínio da população, e esta espécie tem sido fortemente negociados: Desde 1981, quando foi cotada na CITES Apêndice II, 413.505 selvagens capturados indivíduos foram registados no comércio internacional. Infelizmente a espécie é uma praga agrícola nas partes da sua escala nativa.
 http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK5316_dsc03279800.jpg
Paradoxalmente, o comércio ilegal pode ter contribuído para a expansão da gama deste papagaio, está-se tornando comum no Rio de Janeiro, que não é uma parte da sua série histórica, algo atribuído ao escapamento da espécie em cativeiro. Os papagaios são capturados clandestinamente e transportados para serem vendidos ilegalmente. A única maneira legal de possuir essa e outras aves da fauna brasileira é possuindo uma ave com anilha, documento, e ter a permissão do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Além da captura, se perdem ovos e muitos filhotes morrem no ato da retirada das aves dos ninhos, pois frequentemente derruba-se a árvore, eliminando assim também os locais favoráveis para reprodução, como exemplo, as palmeiras velhas, que são os melhores locais para essas aves procriarem.

Um comentário:

  1. qual a espécie do papagaio da ultima imagem ?

    Alguem sabe ,me informar ?

    ResponderExcluir

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores