3 de setembro de 2009

... Saúde direito de todos: Os Vírus ...

http://lqes.iqm.unicamp.br/images/lqes_empauta_novidades_961_virus_hiv.jpg
Vírus é uma partícula protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bactéria e archaea). Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico (seja DNA ou RNA) cercada por alguma estrutura protetora consistente de proteína também conhecida como envelope protéico ou cápsula protéica; ou feita de proteína e lipídio. Das 1.739.600 espécies de seres vivos existentes, os vírus representam 3.600 espécies.

A origem dos vírus

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXqkdpKDvvlENvile8rHtNVnNBAYMrPiiiwtttK1c7P2Tw8YgfupQIxxml4wLHYDxc9wVRFOmg3DJNMxmCfeFsqvCohkLnSkwALQZ6mapaqUfLTSwgilfBhkUgCZ9UCaO9bNgmtEzi65U/s400/blog-virus.jpg

A origem dos vírus não é inteiramente clara, porém a explicação atualmente favorecida é que eles sejam derivados de seus próprios hospedeiros, originando-se de elementos transferíveis como plasmídeos ou transposons (elementos transponíveis, são segmentos de DNA que têm a capacidade de mover-se e replicar-se dentro de um determinado genoma). Também tem sido sugerido que eles possam representar micróbios extremamente reduzidos, que apareceram separadamente no caldo primordial que deu origem às primeiras células, ou que as diferentes variedades de vírus teriam tido origens diversas e independentes. Quando não estão se reproduzindo, os vírus não manifestam nenhuma atividade vital: não crescem, não degradam nem fabricam substâncias e não reagem a estímulos. No entanto, a sua capacidade reprodutiva é assombrosa: um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos. Outras partículas infectantes que são tão simples estruturalmente quanto os vírus incluem os viróides, virusóides, Satellite, Deltavirus (que na verdade são satellites/viróides), e príons (proteína).

Doenças humanas virais

virus

Exemplos de doenças causadas por vírus incluem a caxumba, raiva, rubéola, sarampo, hepatite, dengue, poliomielite, febre amarela.Também há a gripe, que é causado por uma variedade de vírus; a varicela ou catapora; varíola; meningite viral; AIDS, que é causada pelo HIV. Recentemente foi mostrado que o câncer cervical é causado ao menos em partes pelo papilomavirus (que causa papilomas, ou verrugas), representando a primeira evidência significante em humanos para uma ligação entre câncer e agentes virais.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiB3gs8wFKFw_7NUHC1YqBofUTxRQLyeowImTMjHiiJHNfngITSqOTT1j7SlsvXBtC9IxjeUbmfRlriyhBHdaNB-Tqhv1KYFBzBc7BP-maT80yssbhVyXzXVRd0uSdSvaSAvbqa6A2Pzfk/s400/virusSIDA%5B1%5D.gif

Postado por Linneker

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores