5 de fevereiro de 2009

Biografia da Preta Gil

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVq63ehREhCtc7CB69UASKYWyYb777qL3hwTGDVF4-CvzRxRjkO2cpmrkpxTqiKOw5_42KB6fBRuW8Jg0Mp102A5J2tyXLvKHgmvonRw8kqKEYaId1_RaQQEubDxUj6R5Yo29uGoFtOBE/s400/preta_gil_2.jpg
Preta Maria Gadelha Gil Moreira, (Rio de Janeiro, 8 de agosto de 1974) mais conhecida como Preta Gil, é uma cantora e atriz brasileira. É filha de Gilberto Gil e afilhada da cantora Gal Costa.A imagem, ousada porém discreta, usada por Preta Gil no encarte de seu segundo CD, Preta (Geléia Geral), dá uma boa idéia das mudanças por que a filha do ministro da Cultura viveu desde sua estréia como cantora, há dois anos, com o disco Prêt-à-Porter.

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/02/19/19_MVG_rio_pretagil.jpgNa época, embora a música Sinais de Fogo, de Ana Carolina e Totonho Villeroy, tenha feito certo sucesso nas rádios adultas, o CD chamou mais a atenção pelas fotos do que pelo conteúdo musical. Escolada com os erros do passado, Preta Gil agora quer inverter o jogo. Mais experiente, ela diz ter aprendido a medir seus atos e agora só quer pensar em música.“Deixei de ser ingênua”, diz a cantora. “Sou muito expressiva, e isso virou um rótulo, algo que detesto. Eu sou assim, mas não é algo absoluto em mim. Eu acreditava naquelas fotos, era verdadeiro. Na mesma época dei uma entrevista despreparada à revista ‘Trip', que ajudou a criar essa imagem de polêmica. Mas aprendi a trabalhar. Hoje tenho meu senso crítico, minha auto-censura.”

http://preta-gil.blog.uol.com.br/images/biqui.jpgContra os rótulos que tanto renega, Preta Gil gravou um disco bastante diversificado ritmicamente. A base de tudo é um pop dançante, que a cantora define como “afoxé-funk” – um exemplo dessa sonoridade está na primeira faixa de trabalho, Medida do Amor. Mas também há samba (Leva Eu pro Samba), MPB (Cheiro de Amor, famosa com Maria Bethânia), balada (Valeu) e axé (Eu e Você, Você e Eu).“Um diferencial importante desse disco, em relação ao primeiro, é que eu assumi minha veia artística. Sou eclética, mesmo; não tenho medo de dizer que gosto de pop, rock, funk, axé, soul, samba. Cresci entre o funk do Rio e os ritmos afros de Salvador”, destaca Preta.“Encontrei minha turma”

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/foto/0,,11945405-EX,00.jpg

Com o segundo CD, a ex-produtora, publicitária, apresentadora de TV e alguns etc. vem mostrar que deixou tudo para trás em nome da música. Para assumir o que considera sua verdadeira vocação, Preta Gil não teve medo de pedir a colaboração de novos e antigos valores da música brasileira.De Sandra Sá, Preta Gil recebeu a música Estágio do Prazer (parceria com Macal). A dupla Adriana Calcanhotto e Dé Palmeira cedeu Vá Lá e Pedro Luís, Valeu. Gigi, baixista de Ivete Sangalo, compôs Muito Perigoso e Suave. Moraes Moreira homenageou a cantora com Leva Eu pro Samba, que ele fez sob medida para Preta Gil depois de participar do programa “Caixa Preta”, que ela comandava na Band.

http://www.sitesnobrasil.com/images/fotos/mulheres/p/pg2.jpgOs filhos de Moraes Moreira tiveram participação decisiva no disco. Com Fefe Gurman, Ari Moraes compôs O Beat, que tem os vocais de Lenine. Davi Moraes também canta em algumas faixas. Como compositor, ele assina, sozinho, Medida do Amor, e com a percussionista Lanlan, Tresloucados. A música leva o mesmo nome do grupo que ambos formavam com Preta Gil e que chegou a fazer alguns shows, principalmente no Rio de Janeiro.Para a intérprete Preta Gil, essa nova geração significa mais que uma fonte de composições. É o caminho para a identidade musical que ela busca em sua carreira.

http://www.sitesnobrasil.com/images/fotos/mulheres/p/pg9.jpg“Foi muito difícil, no início, me aceitar como cantora, pois eu me via como produtora. Quando decidi seguir a carreira, pedi músicas para meu pai, mas ele mandou eu procurar minha turma. Aquilo foi um choque, mas depois entendi o que ele quis dizer, com toda a sua sabedoria. Hoje eu encontrei a minha turma. Acredito muito nesses novos compositores e sempre vou apoiá-los”, conta Preta Gil.Como aconteceu com Prêt-à-Porter, Preta começa emplacando uma música nas rádios de estilo adulto, Medida do Amor. Mas Preta Gil não pretende parar por aí. A música ganhou um versão remix do DJ Malboro, que logo vai começar a tocar nas rádios populares. E, para o carnaval, a aposta da cantora é o axé Eu e Você, Você e Eu.No início de 2006, Preta Gil promete repetir o feito deste ano e subir novamente no trio elétrico em Salvador. Quem sabe, fantasiada de Mulher-Maravilha.

Postado por Linneker

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores