Torcedor paraguaio durante jogo de ontem na África do Sul (Foto: Karim Jaafar/AFP)
Mas nenhuma das outras três redes comerciais (Record, SBT e Rede TV!) teve queda expressiva. A Record, pelo contrário, também cresceu nos três primeiros dias de Copa: 15%. O SBT cresceu 0,6%. A Rede TV! caiu apenas um décimo de ponto no Ibope da Grande São Paulo.
Band e Globo foram impulsionadas pelo aumento do número de televisores ligados, sinal de que programação eventual e de forte apelo, como uma Copa, tem o poder de atrair o telespectador que está afastado da televisão.
Da última sexta até domingo, a média de televisores ligados na Grande SP foi de 46,7% por dia (das 7h à 0h), contra 43,6% nos mesmos dias da semana anterior. Ou seja, cresceu 3,1 pontos, ou 7,2%.
A Globo foi de 15,3 de média diária entre 4, 5 e 6 de junho para 18,8 pontos entre 11, 12 e 13 de junho. Cresceu, portanto, 3,5 pontos, mais do que o número de televisores ligados. A Record foi de 7,3 pontos para 8,4 por dia e a Band, de 2,1 para 3,7.
Mais do que aumentar o número de televisores ligados, a Copa do Mundo está resgatando telespectadores que a TV aberta perdeu para os chamados “outros aparelhos” (DVD, videocassete, videogame, uso do televisor como tela para PC) e “outros canais” (aglomerado de mais de 200 canais, entre pagos e abertos de pequena audiência).
A audiência dos “outros aparelhos” caiu de 4,1 pontos/dia no primeiro final de semana de junho para 3,3 no último, uma redução de 19%. A queda dos “outros canais” foi maior: 29%, de 6,2 pontos para 4,4. Esses pontos migraram para Globo, Band e até para a Record, que não está transmitindo a Copa. Isso nos primeiros três dias de Copa, ainda sem jogo do Brasil. A partir de hoje, a audiência de Globo e Band tende a crescer ainda mais.
Por Daniel Castro
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