Diretor diz que muitos atores acabam "queimados" por falta de preparo
O ator e diretor Roberto Bomtempo vai comandar a primeira oficina de atores da Record, que será lançada nesta segunda-feira (18). Os alunos terão aulas de interpretação, corpo e voz durante três meses e assistirão à palestras de autores e diretores da emissora.
Em entrevista ao R7, Bomtempo afirma que muitos profissionais chegam ao mercado despreparados e acabam "queimados" por serem lançados antes da hora. O diretor admite que a beleza pesou nos critérios de seleção da oficina. Confira o bate-papo:
R7 - Por que criar a oficina?
Bomtempo - Era um sonho antigo. Muitas vagas são preenchidas na TV por pessoas que não estão aptas. Às vezes nós diretores enxergamos uma vocação e logo a jogamos no vídeo. Agora iremos colocá-la na oficina. É uma forma de não queimar um talento promissor.
R7- Quais foram os critérios de escolha?
Bomtempo - Queríamos atores jovens entre 18 e 30 anos. Criamos alguns critérios como talento, formação, beleza e carisma. A formação dessa pessoa é um quesito fundamental. Não dá para entrar em uma oficina de três meses sendo totalmente cru. Outro fator determinante é o carisma. Existem pessoas sem experiência que tem um magnetismo que nos hipnotiza.
R7- Quem bateu o martelo?
Bomtempo - Foi uma decisão conjunta. Assisti a mais de mil testes e chegou um momento em que pensei: está na hora de parar. Escolhi 200 atores e passei um pente fino, chegando a 60 nomes. Passei então um DVD com todos os testes para o Hiran Silveira - diretor de teledramaturgia da Record -, que mostrou para outros diretores da casa.
R7- A beleza é um fator decisivo na escolha de um ator para TV?
Bomtempo - Eu particularmente não acho, mas hoje em dia a beleza conta, pois a televisão lida com a imagem do príncipe encantado. Acho que a avaliação de beleza é muito relativa. O que é belo para um pode não ser necessariamente para o outro. Acredito que a vocação e o talento podem ser um suporte para ela. Logo, se a pessoa tem talento e preparação, ela pode se tornar bonita no vídeo, mesmo não tendo atributos para isto.
R7- Quem participa da oficina tem garantia de entrar em alguma novela da emissora?
Bomtempo - De forma alguma. Os atores terão uma ajuda de custo da emissora e assinarão um contrato de três meses com a Record. A emissora terá prioridade na renovação deste contrato.
R7 - Haverá uma próxima turma?
Bomtempo - Ainda estamos definindo as datas, mas já é certo que haverá um segundo grupo ao longo desse ano. É provável que a duração da próxima turma seja maior, cinco meses. Também iremos promover outra com atores jovens contratados da casa. Será uma possibilidade de aprimoramento para eles. Queremos lapidar esses profissionais.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado! E comente a vontade!!!!