29 de novembro de 2009

Lendas "seres de outro mundo": Lilith (Lua Negra)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx8M__b2qxHS0_WfoSEFGtB8ZOv4rV2c9JdApJ6yuIkyEMTeGyFPsjzRlmK_7C8yVVeWw4uKrt0fd1ulKDBh0W6R8P25FGVIXHqhV3Jd5icLndm796dbUrx2q0sfwDLegDNv_rnFVO5vk/s400/chamada+lendas+seres....bmp

http://thegoodgarment.files.wordpress.com/2009/04/lilith-love-death0.jpg

A Lilith (ou Lua Negra) é um ponto astronômico correspondente ao grau do apogeu da órbita lunar projetado na eclíptica zodiacal. O modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão baseia-se no de um fragmento do ‘primeiro ego’, que seria Adão. Vários textos históricos , no entanto, citam uma variante, a criação de Lilith, a primeira mulher, feita em igualdade de condições com o primeiro homem, e expulsa do Paraíso por tentar fazer valer essa igualdade.Não se sabe com certeza de que forma a lenda de Lilith, esta primeira companheira de Adão, foi banida da versão Bíblica da Igreja. Mas indo às Escrituras hebraicas poderemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro e excrementos, portanto, condenada a ser inferior ao homem. No fundo, Lilith já fora criada como um demônio, tendo gerado, juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade .

http://ascronicasdoagouro.files.wordpress.com/2008/10/lilith3545ba9.jpg

Essa natureza satânica é, por assim dizer, uma advertência do que a cultura rabínica e patriarcal nos faz com relação àquela que perturbou a noite toda o sono de Adão: Lilith, feita de sangue (menstruação) e saliva (desejo), é expressão de fatalidade. Neste ponto, Lilith é mais fiel ao protótipo da mulher do que a submissa Eva, embora ambas tenham sido veículo do pecado. Só que a recusa ao desejo, ao sonho erótico que subtraiu a porção divina de Adão chega, com Lilith, a extremos surpreendentes após a separação deste casal. O alfabeto Bem Sirá (século VI ou VII) conta que Lilith, inconformada com a situação de desigualdade vivida com Adão, questiona: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que ser dominada por você? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." E Adão, ciente da supremacia do homem, nega-se a mudar a ordem. Lilith revolta-se, pronuncia o nome mágico de Deus, acusa Adão e vai embora. Voa para as margens do Mar Vermelho, onde passa a viver em promiscuidade com os diabos, gerando cem demônios por dia, os chamados Lillim. E lá ela se transforma e assume seu tenebroso destino, seduzindo homens em seu sonho, espalhando a morte, pois foi declarada guerra ao Pai.

http://blig.ig.com.br/blogdehortolandia/files/2009/07/lilith.jpg

Encarnando o feminino negativo, Lilith transfigura-se, posteriormente, em inúmeras deusas lunares (Ihstar, Astarte, Isis, Cibele, Hécate), arquétipos das forças incontroláveis do submundo – a Lua Negra. Até ser personificada pela bruxa, na Idade Média, contra a qual o homem moveu uma das mais sangrentas perseguições de toda a sua história. Mas existem muitas outras histórias sobre Lilith. Dizem que ela significa a outra ou o outro num triângulo amoroso. Para os assírios, era considerada um demônio. Alguns estudiosos dizem que ela era a mulher de Samuel, da qual surgiram as imagens de Adão e Eva. No Zohar também é assimilada como a rainha dos demônios que incitava os homens. Na Kabala, pode corresponder ao 10º sefiroh, Malkuth, que reina no submundo e na escuridão, incapaz de contatar com Deus, sempre sujeita a tentações e frustrações.

http://subproduto.files.wordpress.com/2008/04/lilith1.jpg

http://subproduto.files.wordpress.com/2008/04/lilith-philippe-roy-2007.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPH03oDOIvy9HlwGUAIyXJdDzK7qfWs0OMXc6wnfwtUhSXcrRJUJTWcp5dZTYRmQDeLn9LBhN32bssOpllpRelpaXluE1lQGSjziumHlJPSDs68EFDH2I6Sop67WtdGHHfFUSsPUqMU-Y/s320/lilith.jpg

Postado por Linneker

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores