29 de novembro de 2009

É bom Saber: Navio recebe raios?


Quem disse que um navio não recebe raios? Recebe sim... mais existe um fenômeno de blindagem eletrostática, já ouviu falar em gaiola de faraday?

  Um exemplo muito simples é pegar uma gaiola de passarinho e coloque um celular dentro de modo que esteja totalmente na gaiola. Depois ligue pra esse celular e veja como vai dar mensagem de fora da área de cobertura, pois é a energia eletromagnética que entra na gaiola, circula o ambiente metálico e no interior o nível energético e nulo.

http://www.cruzeiros.maritimos.com.br/navios/fotos/navio_msc_armonia.jpg 
Com o navio ocorre o mesmo, a carga elétrica circula na embarcação e descarrega-se no mar, o interior permanece intacto por esse fenômeno.


O raio poderá atingir os equipamentos de telecomunicação e navegação, bem como os computadores de bordo, antes de ser dissipado pelo casco na água. É por isso que a empresa produtora dos equipamentos anti-raio está iniciando um trabalho de divulgação desses produtos também no meio marítimo, até porque como a água é excelente atratora de raios, o navio que se interpõe entre o raio e a água têm mais possibilidades de ser atingido pelas descargas atmosféricas e ter os equipamentos eletrônicos danificados. A propósito, pela mesma razão se recomenda sair imediatamente de piscinas ou do mar no caso de se iniciar uma tempestade com raios...

Postado Por: Erickson




0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores