3 de setembro de 2009

Evolução do Cenário do Jornal Nacional

cenario1969 Na estreia do Jornal Nacional, em 1º de setembro de 1969, a televisão ainda era em preto e branco. O JN foi o primeiro programa em rede nacional gerado no Rio e transmitido para todas as emissoras da rede. No primeiro dia, os apresentadores eram Hilton Gomes e Cid Moreira. O cenário ainda tinha a antiga logomarca da Rede Globo.
O ano de 1972 foi marcado pela chegada da cor na televisão brasileira. O cenário do JN também ganhou uma cara nova. Aparece pela primeira vez o mapa-múndi a o lado da logomarca do Jornal Nacional.
O enquadramento dos locutores do Jornal Nacional, em 1979, passou do close para o chamado plano americano, passando a mostrar o apresentador até a cintura. O cenário ganhou mais uma parede, o que possibilitou o jogo de câmeras e maior movimentação dos apresentadores.
Em 1985, o cenário ganhou telas ao fundo, que permitiam a exibição de imagens relacionadas à reportagem chamada pelo apresentador.
O novo cenário, em 1989, traz o fundo em tons de azul mais encurvado, para dar impressão de profundidade. Havia dois cenários, um fixo e outro móvel. O fixo era composto por uma bancada de acrílico iluminada por luz néon vermelha. O móvel era composto por desenhos feitos em computador, com imagens diferenciadas para cada reportagem.
A identidade gráfica da bancada, em 1995, mantém-se a mesma do cenário anterior, mas com modificações nas cores e no logotipo do Jornal Nacional estampado no fundo.
A bancada e a logomarca do JN são um pouco modernizadas no novo cenário de 1996, com cores mais vivas e bancada mais arredondada.
O jornal sai do estúdio e passa a ser apresentado de dentro da redação, em 2000. O telespectador pode ver a equipe envolvida na realização do telejornal. No fundo, o globo terrestre em três dimensões.
No novo cenário, de 2005, o globo terrestre mantém-se tridimensional, mas a bancada dos apresentadores é trocada. Fica um pouco mais alta, e com um lugar para cada apresentador.
E foi assim que ficou o novo cenário, inaugurado nesta segunda-feira, 31 de agosto de 2009, com o globo terrestre em movimento, uma bancada ergonômica e com um telão ao fundo, que vai mostrar imagens das cidades de onde os correspondentes estiverem, além de ilustrações complementares às reportagens do JN.

2 comentários:

  1. Acho que o Jornal Nacional deve mudar seu cenário novamente: sair da redação e voltar para o estúdio, com o mesmo design dos anos 90. Era muito mais interessante assistir ao JN com o seu estúdio próprio.

    ResponderExcluir
  2. Algumas correções: houve uma reformulação geral no cenário do JN em 1983, não em 1985; esqueceu-se de falar das mudanças que houveram também em 1997, quando o tom azulado do cenário ficou mais escuro, e os "JN's" ficaram da cor azul claro, metalizado, ainda mais moderno que o anterior.

    ResponderExcluir

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores