26 de maio de 2009

Os quatro elementos...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBd0inQper0lZBKg8KvaCm8XcnZ_9x21nWSlDXTg6zN_Bw7EcMLK9RE6IvguOSG-J1vWkotDdt5IJKmQXcPrwKm3o0aUv_zfS3xfXwMf0Mrw7ySUOUAHMH41wW2xRjtc0qxo4YK2BQKi0/s320/4+elementos.jpg

Os Quatro Elementos são: Água, Terra, Fogo e Ar. São objectos de referência em várias obras de expressão literária, plástica e filosófica. A origem da teoria dos quatro elementos, ao menos no ocidente, está na Grécia, entre os filósofos pré-socráticos. Entre eles, a origem da matéria era atribuída a um elemento diferente: ora o fogo, ora a água.

http://gamescript.files.wordpress.com/2009/02/os_4_elementos.jpg

No entanto, é provável que essa discussão tenha vindo do oriente, onde encontramos, na China, a Teoria dos Cinco Elementos. Estes são, na verdade, elementos sutis, ou melhor, estados de mutação da matéria-energia. Os escritos dos filósofos da Renascença, porém, levam a supor que o ocidente também via os elementos como forças sutis que se manifestariam através de transformações recíprocas. É o que se depreende do texto enciclopédico de Cornelius Agrippa, De occulta philosophia. Esta forma de ver os elementos justifica a ligação entre astrologia e alquimia, que ocorria naquela época.

http://www.antithesiscommon.com/Issue2/large/800_Licudine_Four_Elements.jpg

Também na Índia se vê a aplicação deste conceito de elementos que entram em partes equilibradas na composição da matéria, quando a medicina aiurvédica tenta equilibrar os três humores: vento, fogo e terra.Esses humores formaram a base da medicina de Hipócrates, e ainda fazem parte da psiquiatria, onde se sabe que certas doenças mentais graves, como a esquizofrenia, está associada a certos tipos físicos (como longilineo, brevilíneo, etc.) A predominância de certo elemento, ou humor, determina o tipo físico da pessoa, segundo os médicos de Cós.

http://thumbs.dreamstime.com/thumb_297/121816478894tz49.jpg

http://thumbs.dreamstime.com/thumb_158/11827417355TH3U1.jpg

A astrologia, quando usada para estudar aspectos médicos das doenças, investigava se a pessoa era do tipo sangüíneo (ar), fleumático (água), colérico (fogo) ou bilioso (terra, também chamado nervoso). A cada um desses biotipos corresponde, de acordo com a medicina antroposófica, o seguinte órgão:

  • colérico: coração
  • fleumático: fígado
  • sangüíneo: rins
  • bilioso: pulmões

relampago1.jpg

O Quinto Elemento

Para os gregos que seguiam a tradição pitagórica e aristotélica, o "quinto elemento" era chamado de "quinta-essência" ou quintessência, o elemento "perfeito" e que existiria no plano cósmico ou não-terrestre, formador da lua, do sol, do céu e das estrelas. Geralmente é correspondido com a idéia do Éter, que representa a negação lógica do vácuo. A teoria da quinta-essência foi adotada pelos Escolásticos da Igreja Católica e começou a sofrer forte ataque principalmente quando Galileu observou a existência de relevo na Lua, o que provava a "imperfeição" cósmica.Na linha mais exotérica há autores ainda que consideram o quinto elemento como o relâmpago,sendo relacionado com a vida; outros consideram o metal ou o aço e outros dizem que existem apenas 4 elementos. Há ainda aqueles que dizem que o quinto elemento é o Gelo, que é considerado por eles diferente da Água.

http://myfriendsismylife.blogs.sapo.pt/arquivo/relampago.jpg

Postado por Linneker

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores