7 de maio de 2010

Meu Bebê é uma Gracinha - Edição 3!




Nasceu!!!!


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgN_cXyBcdTwFyDe5zYKa_UU6BvYyvT0ZSpiJJd4uABm-JkJLZBskjGLu7XA35B5id7V-KfQVw04Roe9RSofc9PQf35MI302x5UlmSnSoE5TnC3K2E4csrzXt1YZzb23wVyFyAwcBnybHx1/s320/beb%C3%AA+sorrindo.jpg 
Em uma palavra quantos sentimentos: alegria, felicidade, emoções, e também preocupações e ansiedades. O nascimento de seu filho mudará totalmente a sua vida, seja no plano físico como mental. O recém chegado preencherá totalmente o seu dia, chamando continuamente a sua atenção porque tem fome ou sono, porque quer carinho... porque precisa de você. Mesmo se você se preparou para este momento e principalmente se é sua primeira experiência como mãe, tudo parecerá incrivelmente difícil: entender porque está chorando, a papinha que tem que ser preparada, a conciliação do trabalho-casa-filho... Nascem assim as incertezas e a necessidade de informar-se, de perguntar, de buscar conselhos.

Este é o objetivo do site Clube do Bebê: ajudar nos cuidados com seu bebê, enfrentando com calma dia após dia e até os dois anos de idade, as suas necessidades, admirando suas conquistas, participando de sua alegria de viver.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyo_uwh01nUFwe8U8fUKxkhSv3KCSr7a7UaA-6cCQD7GkPfJLSKsua2ZZ1iFZqz-Vws8Zgr57F1W_bZI16oA5VHihc4EeTwUNIy_hS0Xwc8XW8DJ8_JYUbAiDUEQT34NHtv7Oay9L9xopR/s400/bebe.jpg
Naturalmente, nenhum livro ou manual poderá substituir o seu instinto e o bom senso que cada mãe e pai possuem dentro de si. Porém, dicas e informações são sempre bem vindas. As páginas que seguem pretendem orientá-los para esclarecer dúvidas, mas devemos sempre estar cientes da necessidade da ajuda e colaboração do próprio pediatra.




http://imagem.vilamulher.com.br/temp/chegada-do-bebe-090108.jpg 
Este é um capítulo muito extenso, ao qual pediatras e nutricionistas dedicam muita atenção. Uma boa alimentação na infância é garantia de um crescimento correto e de uma boa saúde na idade adulta. 
 
http://www.iwh.com.br/novo/images/stories/banho_bebe.jpg
  Novas Necessidades
A passagem de uma alimentação exclusivamente láctea a uma dieta mista, nada mais é que a integração ao leite (materno ou atificial) de outros alimentos necessários ao crescimento do seu bebê: carne, verduras, frutas, cereais, etc. São as novas necessidades nutritivas, que por volta do quarto mês, representam uma etapa bem precisa na evolução física, psicológica e sensorial do bebê. Parece inacreditável, mas qualquer bebê consegue reconhecer os quatro sabores básicos: doce, amargo, salgado e ácido. Sabe-se que os bebês têm uma predileção inata pelo sabor doce, e isso se deve ao fato de que nos primeiros meses de vida, o recém nascido se alimentará exclusivamente de um único alimento: o leite. Materno ou artificial, este primeiro nutrimento é inconfundivelmente doce ao seu paladar. A alimentação sólida, é um processo que se inicia por volta do 6° mês, e que continua gradativamente por todo o primeiro ano de vida. Porque se definiu este período para o início da alimentação? Os motivos são muitos e não só por razões nutricionais.

A alimentação exclusivamente láctea não é mais suficiente, pois o leite não consegue mais satisfazer todas as exigências nutritivas de seu bebê. Além de uma necessidade calórica maior, ele precisará de novos alimentos mais ricos em proteínas e ferro, por exemplo.
Estômago e intestino estão mais maduros: prontos para assimilar alimentos que até agora poderiam ser indigestos, e até mesmo provocar distúrbios alimentares e reações alérgicas.
O seu bebê agora é capaz de deglutir alimentos sólidos: até este momento, um bebê só consegue chupar, mas agora consegue coordenar os músculos necessários para iniciar a aprender a mastigar e engolir um alimento de consistência diferente.

  Somos o que Comemos
O início da alimentação sólida é uma nova fase que se abre na evolução alimentar de seu filho: de um lado se abre todo um mundo de novas experiências sensoriais a serem exploradas, e de outro lado, se colocam à disposição uma gama maior de nutrientes que serão indispensáveis para o seu desenvolvimento e bem estar. Criar corretamente hábitos alimentares saudáveis é o caminho mais fácil para se prevenir na idade adulta certas doenças como a obesidade, o diabete e a hipertensão. Para que a alimentação seja o alicerce do bem estar de seu filho, o mais importante é conhecer os elementos nutritivos que cada alimento contém. Lembrando que não existe nenhum alimento que sozinho seja capaz de satisfazer todas as necessidades do organismo (mesmo o leite materno, depois de alguns meses se torna insuficiente). Como é possível então compor uma dieta equilibrada para um bebê? É necessário balancear as refeições de seu bebê com os 5 elementos essencias para manter o bom equilíbrio físico do organismo:

Amanhã teremos a nossa última edição! Não perca!

Um comentário:

  1. Oi dono do blog, preciso conversar com você. me adicione nesse email:

    haylland@yahoo.com.br

    Agradecido!

    ResponderExcluir

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores