4 de maio de 2010

“Escrito nas Estrelas” e outras novelas que abordam o espiritismo

Fotos: Divulgação/ TV Globo
Neste ano, caso ainda estivesse vivo, Chico Xavier completaria 100 anos. O médium mais popular do Brasil teve sua biografia levada para as telonas, no longa “Chico Xavier, O Filme”, de Daniel Filho, e somente em um mês de exibição já levou mais de 2,7 milhões de brasileiros aos cinemas.

Aproveitando essa onda espírita, que tem rendido bons números de audiência, somente neste ano a TV Globo irá abordar o tema em duas produções: “Escrito nas Estrelas”, novela das 18h que estreou recentemente; e na minissérie “A Cura”, prevista para o segundo semestre.

Apesar de coincidir com o centenário de Chico Xavier, não é de hoje que a TV Globo aborda o espiritismo em suas tramas, vira e mexe a emissora coloca o tema em discussão.
Listamos oito produções “espíritas” da TV Globo, confira:
a-viagem-espirita550
“A Viagem” (1994)

Um dos maiores sucessos da TV Globo, a novela “A Viagem”, remake da história de Ivani Ribeiro, mostrava a luta de Alexandre (Guilherme Fontes) no purgatório, após sua morte. Problemático, Alexandre continuou atormentando sua família mesmo depois de morto. Os personagens Otávio (Antonio Fagundes) e Diná (Christiane Torloni) vivem uma paixão que continua mesmo depois de suas mortes, mostrando que existe vida após a morte.

“Anjo de mim” (1996)
“Anjo de mim”, de Walter Negrão, aborda o espiritismo através do personagem Floriano (Tony Ramos), que passa a ter visões de sua vida passada, onde uma mulher morre em seus braços. Através da regressão, Floriano descobre que era Belmiro, um tenente que vivia em Petrópolis em 1880 e que era apaixonado por Valentina, a mulher que aparecia em seus sonhos. Sabendo disso, Floriano passa a tentar encontrar a reencarnação de sua amada de outra vida.

america-espirita550
“América” (2005)

Na novela “América”, de Glória Perez, o peão Tião (Murilo Benício), procura um centro espírita em busca de explicações sobre os sonhos que tinha o pai desencarnado. Tião chega a ver o espírito do pai no touro Bandido, animal mais temido das arenas de rodeios. Além disso, Tião também passava por uma experiência de quase morte.

alma-gemea550
“Alma Gêmea” (2005)

Recentemente reprisada em “Vale a Pena Ver de Novo”, “Alma Gêmea”, de Walcyr Carrasco, contava a história de Luna (Liliana Castro) que morre assassinada e acaba reencarnando na índia Serena (Priscila Fantin). Serena vai em busca da “rosa”, que simbolizava o amor de Luna e Rafael (Eduardo Moscovis), e acaba ficando junto com  ele, mostrando que o amor sobrevive após a morte.
profeta-trama-espirita550
“O Profeta” (2006)

Mais uma obra de Ivani Ribeiro reeditada pela TV Globo, “O Profeta” mostrava a história de Marcos (Thiago Fragoso), um rapaz com poderes sobrenaturais, que após a morte do irmão (pela qual se culpava), passa a ter contato com o mundo espiritual. Marcos começa a se complicar e quase perder seus poderes quando a ambição fala mais alto e ele deixa de usar seu dom para o bem. É nesses momentos que ele entra em contato com o irmão morto.

paginas-vida-espirita550
“Páginas da Vida” (2006)

O autor Manoel Carlos também abordou o espiritismo em uma de seus tramas, “Páginas da Vida”. A estudante Nanda (Fernanda Vasconcellos) volta da Holanda grávida do namorado Léo (Thiago Rodrigues), e sofre com a desaprovação da mãe, Marta (Lilia Cabral). Nanda acaba sendo atropelada e é levada às pressas para o hospital, onde acaba morrendo, mas consegue dar à luz seus dois filhos: Francisco e Clara. A menina nasce com síndrome de Down, é rejeitada pela avó, e acaba sendo adotada pela médica Helena (Regina Duarte). O espírito de Nanda passa a lutar para juntar os dois irmãos e ainda atormenta sua mãe, Marta, que inventa para a família que Clara está morta.
escrito-estrelas-novelas02
“Escrito nas Estrelas” (2010)
Mais novo sucesso da faixa das 18h da TV Globo, “Escrito nas Estrelas”, de Elizabeth Jhin e Rogério Gomes, traz de novo à tona a discussão entre a ciência e a espiritualidade. Tudo começa com a morte do jovem Daniel (Jayme Matarazzo) em um acidente de carro, momentos antes de conhecer Viviane (Nathália Dill). No breve encontro com a moça ele promete protegê-la, e o faz mesmo depois de morto. Outra polêmica da trama será a busca do pai de Daniel, Ricardo (Humberto Martins) pela mãe ideal de seu neto, já que o filho congelou seu sêmen para pesquisas da faculdade. Daniel, em forma de espírito, também influenciará nesta escolha do pai.

“A Cura” (2010)
Escrita por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, a minissérie “A Cura”, é a outra produção com temática espírita que deverá estrear na TV Globo no segundo semestre de 2010. A minissérie será estrelada por Selton Mello, que viverá um médico que possui o dom de curar as pessoas por meio de cirurgias espirituais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores