Paio Pires é uma freguesia portuguesa do concelho do Seixal, com 12,14 km² de área e 20 937 habitantes (2001). Densidade: 900,9 hab/km².
O seu nome origina-se do nome do grande conquistador medieval Paio Peres Correia, que tem uma estátua em sua homenagem no centro da freguesia.
É conhecida pela Siderurgia Nacional, que originou o crescimento populacional na década de 70.
O nome da freguesia deve-se a D. Payo Peres Correa, um guerreiro do século XIII que se notabilizou na chamada reconquista batalhando contra os árabes. Como era habitual naqueles tempos, a recompensa pelos serviços prestados à pátria ou ao rei concretizavam-se na doação de terras. Deste modo, os terrenos que ocupavam sensivelmente a área actual da freguesia foram parar às mãos daquele militar. A evolução linguística encarregou-se do resto fazendo com que o Peres de outrora chegasse a Pires nos nossos dias.
Foi ele quem, no século XIII, mandou construir uma singela ermida em honra de Nossa Senhora da Anunciada. Os anos passaram, a história foi dando as suas voltas, até que em 26 de Setembro de 1802 foi instituída a Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada. Do ponto de vista administrativo, as atribuições da freguesia surgem alguns anos mais tarde. As primeiras actas atestam o labor da então Junta de Paróquia da Aldeia de Paio Pires, que datam de Janeiro de 1837. Daí até à actual Junta de Freguesia de Paio Pires foi um processo evolutivo.
Obrigado a todos do Brasil e do mundo que se ligam em nossa página na web!!!!
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado! E comente a vontade!!!!