Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
Possíveis danos
- Perda de desempenho do micro;
- Exclusão de arquivos;
- Alteração de dados;
- Acesso a informações confidenciais por pessoas não autorizadas;
- Perda de desempenho da rede (local e Internet);
- Monitoramento de utilização (espiões);
- Desconfiguração do Sistema Operacional;
- Inutilização de determinados programas.
Para manter o micro protegido, alguns passos devem ser sempre seguidos:
- Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado, no caso do Windows XP, assegure-se que tenha instalado no mínimo o Service Pack 2 (já está disponível o Service Pack 3), e no caso do Windows Vista, o Service Pack 1;
- Tenha um antivírus, e o mantenha sempre atualizado;
- Atualize os principais programas de acesso a Internet (navegadores, clientes de e-mails, mensageiros instantâneos);
- No caso do Windows, nunca abra arquivos anexos em e-mails com extensões .exe, .bat, .scr, .com, .pif, etc, sem antes certificar-se de sua idoneidade.
- Quando for baixar arquivos anexos a e-mail, observe o nome do mesmo, e se a sua extensão estiver duplicada, é grande as chances do arquivo estar infectado (ex: curriculum.doc.doc), ou mesmo dupla extensão diferente (ex:boleto.pdf.exe).
Postado por Linneker
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado! E comente a vontade!!!!