O Ibope, empresa responsável pela medição da audiência das TV’s abertas do Brasil, sem fazer alarde, nem barulho, como é de praxe, cancelou dezenas de usuários suspeitos que estavam acessando a Tela de Real Times – acompanhamento da audiência minuto a minuto em tempo real.
O Ibope já estava preocupado há certo tempo pelo fato de que o uso de informações confidenciais do Real Time estavam se tornando corriqueiras pela internet sem a permissão da empresa. Os números são completamente confidenciais e todo e qualquer assinante sabe que a pena para quem divulgar os números é perder o acesso.
Ocorre que muitas pessoas conseguiram o acesso de forma ilegal, através do compartilhamento de senhas e renovação de senhas e usuários antigos. Ao que parece, ajudados por funcionários de emissoras, essas pessoas pegavam usuários desativados de funcionários que não mais trabalhavam na empresa e passavam a utilizar normalmente o acesso. A empresa abriu uma investigação interna para localizar estes usuários e cancelou todos os que foram detectados.
Não é coincidência que logo depois que foi denunciada a intenção do Ibope em processar sites e blogs o número de Real Times divulgados caiu para muito mais do que a metade. Segundo pessoas que trabalham na empresa, inúmeros acessos foram cortados e outros ainda serão cortados nos próximos dias, outros usuários que acessam de forma legal o Painel foram orientados a não divulgar os números.
De acordo com esta fonte, a empresa ainda está estudando a melhor forma de evitar com que sites e blogs divulguem o Real Time, e que nos próximos dias deverá haver novidades. É fato que o número de RT’s divulgados diminuiu drasticamente nos últimos dias, alguns usuários no twitter que foram criados exclusivamente para isso, até estão desativados.
Quando o TVxTV divulgou esta informação, alguns usuários do twitter e de outros sites e que utilizam o acesso ao Real Time tentaram desmerecer a informação – alguns deles, inclusive, perderam o acesso. Ainda existem outros usuários que acessam o Real Time e divulgam em Fóruns e no twitter com exclusividade, mas se utilizam de usuários fakes. Essas pessoas são menores de idade em sua maioria e o Ibope já está tentando localizar a conta que não é legal para cancelar.
Segundo informações de funcionários da empresa, o Ibope sabe que somente localizando quem acessa o Real Time e divulga é que poderá acabar com esse verdadeiro circo que virou a busca por audiência em tempo real, uma vez que, é impossível controlar blogs e sites que apenas copiam a informação de algum outro lugar. Para eles, o importante é acabar com a fonte disso.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado! E comente a vontade!!!!